<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d37878389\x26blogName\x3dElevador+da+Bica\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://elevadordabica.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://elevadordabica.blogspot.com/\x26vt\x3d248628773197250724', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
elevador da bica

Fundamentalismo e pragmatismo

Esta notícia publicada no "Diário de Notícias" revela que o número de vítimas mortais em acidentes rodoviários registados em Lisboa aumentou depois da instalação de radares de controlo da velocidade. Os números citados referem que em 2007/2008 houve seis mortos em acidentes nas zonas que têm radar, contra os quatro verificados em 2006/2007.

Ainda assim, a Comissão de Avaliação do Sistema de Velocidade e Vigilância do Tráfego de Lisboa (podiam ter arranjado uma designação um pouco mais abreviada) vai votar e aprovar hoje, segundo o mesmo jornal, uma proposta para reduzir a velocidade máxima permitida para 30 quilómetros por hora, estando em cima da mesa, também, a possibilidade de acabar com a "onda verde" em diversas artérias da cidade. Tudo isto apesar de as estatísticas, da responsabilidade daquela comissão, evidenciarem o aumento do número de mortos, apesar dos radares, e uma redução das vítimas mortais antes de aqueles equipamentos de caça à multa terem entrado em funcionamento.

Num país em que abundam os comportamentos irresponsáveis ao volante, a segurança rodoviária é uma boa causa. Mas, como sinalizam as estatísticas, nem todas as soluções são eficazes, o que aconselharia a menos fundamentalismo e mais pragmatismo nas decisões. Muito provavelmente, o que se ganhará com aquelas duas medidas em simultâneo será baixar a fluidez do trânsito, aumentar os congestionamentos e, por essa via, os consumos de energia e os danos ambientais. Parece um preço demasiado alto a pagar pelo que parece ser coisa nenhuma.

“Fundamentalismo e pragmatismo”

  1. Anonymous Anónimo disse:

    ... mais eficaz ainda seria obrigar os condutores a sair e empurrar o próprio carro em certas zonas - não passando a marca olímpica dos 5 km/h. Isso sim, reduziria a "senestralidade".

    30 km/h - não há limite para o ridículo, nem para a caça à multa.